PROPAGAÇÃO DO CRISTIANISMO

Apóstolo é uma palavra derivada do grego, que significa enviado, inicialmente Jesus escolheu doze apóstolos para ele transmitir seus ensinamentos. Após a sua morte, eles foram chamados a servir ao Mestre, e se dedicaram a serem testemunhas para o mundo,daquele  que os chamara, divulgando a Boa Nova por todas as partes. Foram eles: Pedro, Simão,André, João, Tiago maior, Felipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus,Tiago menor,JudasTadeu, Judas Iscariotes.

Após a traição de Judas Iscariotes, Matias foi escolhido pelos demais para ocupar seu lugar no colégio apostólico.

Papel fundamental na propagação do cristianismo, desempenhou o apóstolo Paulo de Tarso, o apóstolo dos gentios, que não foi  testemunha ocular de Jesus, mas que teve contato com Jesus após a crucificação. Ele incorporou e vivenciou  a mensagem de Jesus para a humanidade,a de necessidade da reforma íntima, a  mudança da postura e de pensamentos, o amor vivenciado em sua plenitude.

APOSTOLOS

PAULO DE TARSO

   Paulo de Tarso é conhecido no Evangelho de duas maneiras: como o perseguidor cruel do cristianismo e como um grande divulgador da mensagem de Jesus.

Quando jovem, era conhecido como Saulo de Tarso,  um grande conhecedor de sua religião ganhando, assim, o título de doutor da Lei de Moisés. Mas era também muito orgulhoso! Achava que a sua fé era a única verdadeira e por isso, não aceitava pensamentos divergentes do seu.
Belo dia, ouviu falar que Jesus de Nazaré, o carpinteiro que foi crucificado em Jerusalém a pouco tempo, era o Messias, herói aguardado por seu povo há muitos séculos.

Tomado pela ira, começou a perseguir os cristãos, prendeu um jovem pregador de nome Estevão, e levou-o ao Sinédrio, onde foi julgado por blasfêmia e condenado à morte por apredejamento.

estevao

               Em seguida, Saulo dirigiu-se em direção à Damasco, para capturar um discípulo de Jesus de nome Ananias de Damasco. Próximo do destino, uma forte luz vinda do céu, assustou seu cavalo, vindo ele a cair da montaria.

paulo 2

                Saulo percebeu que na luz, formava-se a figura de um homem muito belo,  que o fitava com um olhar especial.

-Saulo! Saulo! Por que me persegues?

-Senhor, quem sois? Perguntou.

-Eu sou Jesus, a quem tu persegues.

Os companheiros de viagem estavam confusos, pois somente Saulo estava vendo e ouvindo a Jesus.

Então, tocado nas fibras mais íntimas do seu ser e profundamente emocionado, Saulo reconheceu os seus erros, e sinceramente arrependido perguntou:

-Senhor, que quereis que eu faça?

-Entra na cidade, Saulo, lá será dito o que deves fazer.

Saulo então percebeu que estava cego, e compreendeu que seria necessário uma reforma íntima para servir à causa de Jesus.

Chegando a cidade, Ananias, aquele a quem Saulo queria matar, procurou-o e curou-o de sua cegueira.

.

 paulo saulo anan ora p ele

Saulo sabia que não bastava o seu arrependimento, deveria reparar o mal que tanto tinha feito. Reconciliou-se com os seguidores de Jesus, começou a estudar os seus ensinamentos, e convenceu-se que acima de tudo, além de tê-los na sua memória, era importante vivê-los, exercitando a caridade, o amor em ação, decidiu levar a Boa Nova a todos os povos. Mudou o seu nome para Paulo e se propôs a divulgar a mensagem cristã, e  assim viajou para muitos lugares distantes. Repudiado pela família e pelos antigos amigos por tornar-se cristão, deserdaram-lhe de todos os bens e títulos que possuía.

mapa

E não querendo sobrecarregar os da sua fé, aquele homem trabalhou como simples tecelão até a velhice.

Paulo de Tarso foi incompreendido, preso inúmeras vezes, chicoteado e humilhado e nem assim, nunca deixou de amar, trabalhar, ser tolerante e perdoar a quem quer que fosse. Por não ter mais no seu coração as atitudes que fizeram dele o homem orgulhoso, arrogante e perseguidor cruel dos cristãos, afirmou:

“Já não sou eu mais quem vivo, ma o Cristo que vive em mim!

JESUS_~1

Referências:

http://peloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com.br/2012/06/propagacao-do-cristianismo.html

Esse post foi publicado em Encontros 2013. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário